• 1

  • 2
  • 4
  • 5

Outros serviços que prestamos

 Prestação de Serviço de Refeições Escolares

   A Câmara Municipal de Leiria, desde o ano de 2003 que mantém um protocolo de cooperação com a CASA para o fornecimento de refeições. A colaboração da CASA centra-se na confeção e no fornecimento das refeições escolares para a E.B.1 de Azoia e Jardim de Infância de Azoia.

    O serviço de refeições da CASA visa assegurar uma alimentação equilibrada e adequada às necessidades da população escolar. Na confeção das refeições promove-se uma alimentação saudável, que passa naturalmente pela escolha de alimentos frescos. O serviço de refeições da CASA é supervisionado por uma nutricionista, que para além de elaborar as ementas, que visam um equilíbrio nutricional, verifica o cumprimento das normas de higiene e segurança alimentar.

    O serviço de refeições realizado no refeitório da CASA, é frequentado pelos alunos da Escola Básica de Azoia e do Vale do Horto, constitui um tempo de convívio e também de múltiplas aprendizagens, pois os alunos vão conquistando competências, como o saber estar à mesa de acordo com as regras sociais e a aprendizagem de comportamentos alimentares.

 

Gestão da Componente de Apoio à Família do Jardim de Infância de Azoia

     Anteriormente a gestão deste equipamento era efetuada pela Junta de Freguesia de Azoia, contudo desde o ano letivo de 2011/2012 que a CASA tem assumido a sua gestão, mediante um protocolo celebrado com a Câmara Municipal de Leiria.

    Ao assumir a responsabilidade pela gestão deste equipamento, a CASA visa proporcionar um conjunto de atividades que irão ao encontro das necessidades das famílias. A Componente de Apoio à Família do Jardim de Infância de Azoia desenvolverá algumas atividades em conjunto com a Componente de Apoio à Família da CASA, no entanto a nível de orientações estas ficam a cargo das respetivas educadoras de infância, que contam com a colaboração das auxiliares de ação educativa da CASA.

 

Formação das Funcionárias/os

    Uma das áreas de interesse para a atuação da CASA é a formação das suas funcionárias/os. Neste domínio todos os anos são organizadas formações, adequadas às especificidades da população alvo da CASA e das suas problemáticas, quer tenham como temática os idosos ou as crianças. As funcionárias da instituição frequentam formações relacionadas e adequadas às suas funções. Nestas formações são abordadas diversas temáticas, apresentadas estratégias, as formandas são sensibilizadas e "consciencializadas" para diversos temas da atualidade e proporciona-se também o esclarecimento de dúvidas. Estas formações têm em vista uma melhoria e um aumento de conhecimentos, aptidões e competências que contêm uma perspetiva pessoal, cívica, social e profissional.

 

Apoio à População de Azoia

    A CASA em parceria com o FEAC (Fundo Europeu de Apoio aos Carenciados) e o Banco Alimentar realiza a recolha, separação e distribuição de alimentos às famílias mais carenciadas da freguesia da Azoia. Por norma as famílias ajudadas pela CASA encontram-se numa situação em que apresentam baixos rendimentos, situação de desemprego prolongado, situação de doença ou porque possuem um número elevado de pessoas no agregado familiar. No entanto, para além desta parceria a CASA, como Instituição de Solidariedade Social, depois de fazer uma avaliação da situação de carência, auxilia as pessoas mais necessitadas através da confeção de refeições (pequeno almoço, almoço, lanche e jantar).

    A CASA também presta apoio à população de Azoia que se dirige à CASA com o intuito de obter informações e ajuda no preenchimento de papéis relacionados com o Instituto de Segurança Social, nomeadamente Complementos por Dependência, requerimentos de Rendimento Social de Inserção, etc.

 

Outras Atividades da CASA

    A Instituição encontra-se a implementar o HACCP, uma vez que este é imprescindível como meio de prevenir e controlar a segurança dos alimentos. Através da empresa que nos acompanha, trabalhamos em conjunto no sentido de fazer cumprir as Boas Práticas de Higiene e Segurança Alimentar. O que nos permitirá minimizar os riscos alimentares através do controlo de fatores capazes de prejudicar a qualidade dos alimentos no que se refere à probabilidade de intoxicações alimentares o que poderia comprometer a saúde dos nossos clientes.

 

    A CASA é parceira de um projeto que partiu do Comando de Polícia de Leiria, o Programa Apoio 65 - Idosos em Segurança. Este é assegurada por uma agente da polícia que está especialmente preparada para dar apoio e conselhos úteis aos mais idosos, de modo a melhorar a sua segurança. Este programa concretiza-se através da colaboração com entidades que prestam apoio à Terceira Idade, através da troca de informações para a prevenção de problemas, no qual o objetivo se centra na sensibilização dos idosos em relação à sua segurança. Para que este objetivo se concretize são realizadas periodicamente ações de sensibilização na CASA onde são dados conselhos e precauções a ter em conta em caso de roubo, burla, etc.

 

Funcionamento Extra-Institucional

    A CASA no âmbito das suas competências na área social, assume um papel importante na melhoria das condições de vida da sua população, respondendo com os seus serviços. No entanto, atendendo à complexidade e multidimensionalidade das situações com que quotidianamente trabalha, privilegia a articulação com diversas entidades existentes, potenciando assim a valorização dos fatores endógenos existentes. Deste modo, a CASA tem vindo a articular-se com: a Câmara Municipal de Leiria, o Centro Distrital de Segurança Social de Leiria, o Instituto do Emprego e Formação Profissional, o Centro de Saúde Dr. Arnaldo Sampaio e o Centro de Saúde de Azoia, o Instituto Politécnico de Leiria e a Escola de Formação Social dos Marrazes no âmbito da formação dos alunos mediante a realização de estágios curriculares, o Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira, com as Escolas da freguesia e a APEZOIA - Associação de Pais e Encarregados de Educação do Jardim de Infância e das Escolas de 1º Ciclo da freguesia de Azoia, com outras IPSS através da participação da CASA em encontros inter-institucionais e com a Igreja de Azoia com a qual articulamos mensalmente, uma vez que o pároco visita os nossos idosos com o intuito de realizar a Celebração da Palavra na instituição.