• 1

  • 2
  • 4
  • 5

Creche - A Casinha

   A Casinha visa dar resposta às necessidades da família/comunidade, proporcionando, quer a vigilância das crianças durante o período de permanência, quer o desenvolvimento psicomotor e intelectual através de técnicas pedagógicas adequadas à idade de cada criança. Esta resposta social constitui a primeira etapa da educação básica, que consiste na prestação de serviços tendo como princípio o desenvolvimento equilibrado das crianças, desde os 4 meses até aos 3 anos de idade, sendo um meio complementar da ação educativa da família.

     A Creche tem como missão, cuidar das questões básicas de alimentação, higiene, sono, educação e pedagogia, proporcionando às crianças um desenvolvimento pessoal e social salutar, alcançável através do exercício de determinadas atividades que favorecem aprendizagens significativas e diferenciadas, tais como: jogos, atividades livres, atividades de expressão plástica (pintura, modelagem), cantigas, histórias dramatizações, passeios, comemoração de dias especiais, sensibilização das crianças para determinadas práticas, tais como a reciclagem e hábitos de higiene.

     Esta preocupação com os primeiros anos de vida da criança e com a qualidade dos contextos em que está enquadrada, é algo que faz parte dos objetivos da Casinha. Sabemos que as experiências das crianças nos seus primeiros anos de vida estão muito relacionadas com a qualidade dos cuidados que recebem, podendo vir a ter um verdadeiro impacto no seu desenvolvimento futuro.

 Berçário:

     É o espaço onde os bebés iniciam a viagem pelo conhecimento do que os rodeia. É equipado com materiais diversos e específicos desta faixa etária, que promovem e estimulam o desenvolvimento harmonioso e equilibrado da criança.

Sala de 1 a 2 anos:

      É nesta sala que começam a adquirir o conhecimento do que os rodeia e se aventuram no equilíbrio e nas novas aquisições.

Sala dos 2 a 3 anos:

     Sala equipada para as novas apetências da criança. As atividades planificadas fazem parte da rotina, ajudando as crianças na conquista da sua confiança e autonomia.

Os Objetivos Específicos da Creche:

  • Proporcionar o bem estar e desenvolvimento integral das crianças num clima de segurança afetiva e física, durante o afastamento parcial do seu meio familiar através de um atendimento individualizado;
  • Colaborar estreitamente com a família numa partilha de cuidados e responsabilidades em todo o processo evolutivo da criança;
  • Colaborar de forma eficaz no despiste precoce de qualquer inadaptação ou deficiência assegurando o seu encaminhamento adequado;
  • Fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos e no respeito pela pluralidade de culturas, favorecendo uma progressiva consciência como membro da sociedade;
  • Estimular o desenvolvimento global da criança no respeito pelas suas características individuais, incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diferenciadas;
  • Desenvolver a expressão e comunicação através de linguagens múltiplas como meios de relação, de informação, de sensibilização e de compreensão do mundo.

      A efetivação de tais objetivos requer um contacto permanente com os pais, a troca de impressões periódicas sobre o desenvolvimento dos seus filhos e ainda a participação em ações de formação e outras atividades destinadas a aprofundar os temas relacionados com as crianças e o seu desenvolvimento.