• 1

  • 2
  • 4
  • 5

Componente de Apoio à Família

     Em 2006 foi criada a Componente de Apoio à Família, que consiste na prestação de serviços de prolongamento do pré-escolar, visando contribuir para o desenvolvimento integral das crianças de idades compreendidas entre os 4 e os 10 anos de idade provenientes do Jardim de Infância de Azoia e da E.B.1 de Azoia.

     A Componente de Apoio à Família possui um horário flexível adequado ao desenvolvimento das atividades pedagógicas, no qual se prevêem períodos específicos para a realização das atividades educativas, de animação e de apoio às crianças/famílias, tendo sempre em conta as suas necessidades.

     Define-se com principal objetivo da Componente de Apoio à Família quebrar a rotina das crianças face às atividades letivas, deixando-as participarem no seu processo de aprendizagem, permitindo-lhes escolher as atividades em que participam, sendo que esta escolha é sempre aliada à sua segurança e ao seu bem estar. Na Componente de Apoio à Família existe a preocupação de colocar a criança como sujeito interveniente e com opções de escolha no modo como tirar prazer do seu tempo livre. As crianças que frequentam a Componente de Apoio à Família, todos os dias experimentam várias atividades, como: trabalhos manuais, jogos tradicionais, cantar, acompanhamento na aprendizagem, ginástica, aulas de dança e natação. No entanto, importa salientar que as aulas de dança e natação não são de caráter obrigatório, permitindo assim que as crianças escolham as atividades em que querem participar de modo a obterem maior satisfação. 

    

     A Componente de Apoio à Família tem como objetivos específicos:

  • Auxiliar e colaborar com a família na promoção do desenvolvimento global das crianças;
  • Auxiliar na execução dos trabalhos escolares;
  • Permitir à criança, através da participação da vida em grupo, a oportunidade da sua inserção na sociedade;
  • Criar um ambiente propício ao desenvolvimento pessoal de cada criança, por forma a ser capaz de se situar e expressar um clima de compreensão, respeito e aceitação de cada um.