• 1

  • 2
  • 4
  • 5

História da Instituição

     A CASA - Centro de Apoio Social de Azoia resultou da tomada de consciência da falta de equipamentos sociais na freguesia de Azoia e da vontade de assegurar o bem estar e a qualidade de vida da comunidade, especialmente dos mais vulneráveis e economicamente desfavorecidos.

     Foi fundada no ano 2000 pelos beneméritos Gina Leal Ferreira Bernardino Borges e Fernando Borges Francisco. Em 17 de abril de 2002 foram aprovados e publicados os estatutos, pelos quais se passaria a reger a CASA, tendo estes sido alterados no ano de 2010 devido ao aumento dos serviços prestados.

     Iniciou o seu trabalho junto da comunidade no dia 14 de fevereiro de 2003. Contudo, as instalações foram inauguradas no dia 8 de junho de 2005, numa cerimónia onde estiveram presentes várias entidades.

     A CASA veio assim dar resposta a esta lacuna, num primeiro momento através da criação das respostas sociais de Serviço de Apoio Domiciliário em 2003, Creche e Centro de Convívio em 2004 e mais tarde a Componente de Apoio à Família em 2006. Desde então, a CASA tem encetado um esforço sistemático no sentido de melhorar a qualidade de vida da população.

     O ano de 2013, marcou a história da CASA, como tendo sido o ano em que numa cerimónia simbólica, realizada no dia 26 de janeiro de 2013, foi lançada a primeira pedra do tão ambicionado Centro de Dia, tendo a sua construção terminado no início do ano de 2014.

     Sediada na Rua de Santa Catarina n.º 726 em Azoia, a CASA desenvolve a sua ação na freguesia de Azoia (Vale do Horto, Cabeças de Azoia, Alcogulhe e Codiceira) e zona envolvente (Cavalinhos, Golpilheira e Pocariça).

     A nível da estrutura organizacional atual, a Direção da CASA é constituída pela Presidente (D.Gina Leal Ferreira Bernardino Borges), Vice Presidente (D.Alice Maria Lopes Umbelino), Tesoureiro (Sr.Sérgio Francisco Branco), Secretária (D.Dora Graça Ferreira Bernardino Salgueiro) e pela Vogal (D.Maria Alcina Parreira Carqueijeiro).